sexta-feira, 24 de maio de 2013

ACREDITA BONITA ! Entrevista exclusiva com Penélope Nova para o Boa Forma UOL.


Penélope Nova revela o segredo para trocar gordura por massa magra.
Thamires Andrade
Do UOL, em São Paulo
Durante o tempo que era VJ na MTV, Penélope Nova (39 anos) era um pouco "cheinha" para os padrões da televisão. Mas, mesmo durante esse tempo, a apresentadora não deixava de frequentar a academia de segunda a sábado. Penélope começou a travar a luta contra a balança aos 12 anos, mas foi só depois de conhecer seu corpo – e o que funciona ou não para ela - que conseguiu eliminar a gordura e aumentar a massa magra. "Eu li bastante para aprender e saber escolher tudo o que eu vou comer, sempre visando um resultado positivo", explica.

Para Penélope, a falta de informação faz com que muitas mulheres se frustrem ao não conseguirem emagrecer. "Eu ia ao endocrinologista e ele passava uma dieta com barrinha de cereal no lanche e biscoito cream craker. Isso não ajuda a emagrecer e, muitas vezes, contribui para que as pessoas engordem ainda mais", declara. Foi pensando nisso que a vontade de escrever aflorou e o blog "Acredita, Bonita" surgiu. "Sempre gostei de escrever, especialmente sobre esse tema. Eu escrevo os meus conhecimentos baseados na minha experiência e sempre antes de postar peço para meu nutricionista e treinador aprovarem os textos", revela.

Com posts recheados de humor e conhecimento técnico, Penélope explica as informações tim-tim por tim-tim para quem está começando a entrar no mundo fitness. "Quem começa agora se sente em desvantagem, mas não é verdade, pois qualquer mudança feita dá um resultado enorme. Quando a pessoa já está no processo fica bem mais difícil, pois demanda mais trabalho para conseguir mudanças", conta.
A blogueira acredita que seu caso de sucesso com o corpo é capaz de inspirar muita gente que deseja desse tipo de transformação. "Não me considero uma garota bonita e não tenho a estética padrão. É diferente quando as mulheres olham e observam uma mulher já magra e malhada. Só que ao observar minha foto, gordinha há 10 anos, e me ver hoje com o corpo em forma, elas pensam: 'Se a Penélope conseguiu, eu também consigo'", afirma. Atualmente, ela pesa 59,5 quilos e mede 1,61 m de altura.
Montagem publicada no blog "Acredita, Bonita" para mostrar o antes e depois de Penélope.

Mas a transformação não foi do dia para a noite. "A mudança tem que ser gradual e a melhor motivação é ver um bom resultado até porque 70% do resultado estético é oriundo da alimentação. Comer de forma saudável é fácil, mas diminuir o percentual de gordura, eliminar vários alimentos do cardápio pelos resultados é bem mais complicado", sentencia.
Penélope cortou da alimentação: açúcar, farinha branca, frituras, doces, lactose e gorduras - só come as boas e na quantidade adequada. "Não passei a viver assim do nada. Cortei o açúcar e notei um bom resultado, depois controlei a gordura saturada e continuei com os resultados ainda melhores", conta a ex-VJ da MTV que não deixa de comer a cada duas horas e meia e beber de 3 a 4 litros de água todos os dias.

Os macronutrientes, como proteína, carboidrato e gordura, estão no cardápio de Penélope e são calculados e distribuídos ao longo do dia. "É engraçado, pois o paladar da gente também muda. Eu adorava risoles, quiche, mas se eu como isso hoje vou parar no hospital. Esses alimentos deixaram de ser apetitosos pra mim", garante a blogueira, que atualmente prefere muito mais o chocolate 70% cacau do que a versão ao leite.

No domingo, a ex-VJ não treina e se permite uma ou duas refeições livres. "Normalmente como algum salgado, queijos, chocolate, pão e não deixo de tomar um vinho", conta. Fã de proteínas e carboidratos, ela recomenda sempre aveia, batata doce, arroz integral e macarrão integral. Além disso, não deixa de lado as vitaminas e sais mineiras dos legumes e verduras . Já as frutas estão no cardápio só até às 17 horas.

Apaixonada por musculação

Se tem muita gente que detesta musculação e acha uma chatice aquela quantidade de séries e repetições, Penélope não é uma delas. "A academia é o meu ambiente e eu adoro fazer musculação, sempre gostei, mesmo quando não tinha um corpo definido", declara a ex-VJ, que só tira dois dias na semana para descansar - domingo e quarta ou quinta-feira.
O treinador da blogueira, Tavicco Moscatello, é só elogios ao comprometimento da aluna que está com ele há sete anos. "A Penélope sai um pouco do perfil da maioria, quase todo mundo tem dificuldade de manter o treino, se educar na parte nutricional. Ela tem uma boa perfomance física", atesta.
Moscatello criou um treino estruturado com periodização de treinamento. "A cada etapa da periodização é uma prioridade diferente. Às vezes é para aumentar força, outros para buscar mais definição. Mas o objetivo maior do treinamento é criar ganhos acumulativos para que ela tenha um bom desenvolvimento físico e estético", define.
E é com base na periodização que o treino de Penélope sempre é mudado para que o organismo não se adapte. "Aquele modelo comum de fazer a mesma série por muito tempo não impõe ao organismo do indivíduo variações e, aí, o aluno não tem o resultado adequado", justifica.
A blogueira também não descuida dos trabalhos aeróbicos. Ela tenta correr pelo menos duas vezes na semana por 40 minutos e, quando não consegue, anda de forma acelerada na esteira. O pole dance é outra atividade aeróbica presente na rotina da ex-VJ duas vezes por semana. "Eu ganhei mais flexibilidade, força na musculatura e trabalho também a autoestima porque brincar com a sensualidade é gostoso", acredita.

Planos futuros

Penélope tem vontade de voltar para a televisão e apostar num programa que misture saúde, boa forma, comportamento e sexo. "Sou comunicadora e muito comunicativa, adoraria voltar a trabalhar com televisão para mostrar esses temas com uma nova abordagem", afirma.
Com planos para que o blog cresça, a ex-VJ não exclui a possibilidade de escrever um livro para contar sua própria experiência. "Vejo as pessoas se identificando comigo, contando que conseguiram emagrecer, esse é o meu principal combustível, o que mais me motiva", finaliza.

RL ASSESSORIA / PENÉLOPE NOVA
www.rlassessoria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário