Entre as homenageadas estava Sandra Mendes Figueiredo, que luta pelos direitos das mulheres vítimas de violência.
DIA INTERNACIONAL DA MULHER: CONHEÇA A HISTÓRIA
Por muito tempo os movimentos sociais de mulheres contavam que a criação do dia internacional da mulher teria nascido a partir de homenagem às operárias de uma fábrica de tecido de Nova York que foram mortas trancafiadas após uma greve por melhores condições de trabalho, não é verídica.
A greve e a repressão violenta ocorreram em 1857 e, somente em 1910, houve a proposta de se criar uma data no calendário para comemorar as lutas e conquistas das mulheres em todo o mundo. Tal debate aconteceu na 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, na Dinamarca. As propostas, no entanto, giraram em torno de outra data.
A definição da data de 08 de março aconteceu anos depois, em 1921, na Conferência Internacional de Mulheres Comunistas. Esse dia foi escolhido para homenagear as operárias russas que realizaram uma greve geral contra a fome, a guerra e o czarismo, que impulsionou o processo que culminou na Revolução Russa. Oficializado a partir de 1922, o 8 de março passou a simbolizar um conjunto de ações de mulheres que, cotidianamente, lutam por transformações no mundo do trabalho e na sociedade.
Essa luta das mulheres por igualdade de tratamento ainda está presente e vivo nos dias de hoje, pois o machismo, sobretudo no Brasil, ainda é muito forte. Mas a força das mulheres tem demonstrado que não há conquista sem luta.
08 de março: DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
Nenhum comentário:
Postar um comentário